VIAGEM AO PANTANAL SUL
Pantanal é um belo complexo de regiões que cobrem o Cerrado, Chaco e floresta amazônica, com uma impressionante diversidade de fauna e flora.
Pantanal Sul abrange dois terços da planície pantaneira: há, por exemplo, Nhecolândia ou “Paraíso das Águas”, as cidades de Miranda e Aquidauana, com grandes serviços de hospedagem e infra-estrutura para os turistas, e o Porto Murtinho, para o pescador apaixonado. As principais portas de acesso ao sul são Campo Grande e Corumbá.
As chuvas ditam as regras da vida pantaneira, multiplicando em número e variedade de vegetação e a beleza dos animais que vivem lá. As aves parece m gigantes tal como o Jabiru (símbolo do Pantanal), cuja altura chega a 1,60 metros, ou a arara-azul e a colhereiro, de quase 1 metro.
As aves mergulham para comer, tais como gaviões e biguás. Algumas, em bandos, aparecem com asas abertas nos galhos de árvores, com as penas secando ao sol. Peixes, répteis, anfíbios e mamíferos estão em segundo lugar na categoria “tamanho XXL”: sucuris excedem quatro metros de comprimento, jacarés e lagartos atingem 2,50 metros. Um único jaú pode pesar 100 libras, para a glória (e esforço) do pescador que precisa removê-lo da água. A onça-pintada, um ser solitário e anti-social, infelizmente, é pouco visto. É o maior felino das Américas.
QUANDO IR
Evite o período de enchentes e chuvas de dezembro a maio, o número de insetos neste momento pode irritar, e o acesso pode não ser possível para algumas dos Lodges que estão localizados no final da estrada Pantaneira. A chance de ver animais é menor, especialmente as onças.
No entanto, é um ótimo período para quem gosta de pesca esportiva. Viagem ao Pantanal
O melhor período é durante a estação seca no Pantanal, entre o final de Maio até o final de Outubro. A chance de ver mais vida selvagem é na estação seca, pois o nível da água é menor e os animais podem alcançar as bordas dos rios com facilidade.