Ouro Preto

VIAGEM EM OURO PRETO

Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Ouro Preto guarda um conjunto arquitetônico inigualável entre as cidades históricas brasileiras. Os viajantes ficam fascinados ao caminhar pelas inúmeras ladeiras de pedra do Centro, para conhecer o expressivo casario colonial e construções como a Casa dos Contos, o Museu da Inconfidência, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis.

Mas o lugar que tanto atrai pela história também mostra sua vocação artística nos diversos ateliês, nas lojas de pedras preciosas e nas feiras de artesanato. E a programação cultural, com eventos como a Mostra de Cinema, o Festival de Inverno, o Tudo é Jazz e o Fórum das Letras, revela que Ouro Preto não vive apenas do passado. Aliás, a animação é renovada todos os anos, durante o movimentado carnaval de rua.

 

QUANDO IR

O clima é úmido no verão (dezembro a março) e seco no inverno. Pode fazer frio no inverno, pois está a 1179m de altitude.

Para conhecer e apreciar com facilidade os edifícios históricos, saia de períodos de férias e fins de semana prolongados. Mas quem quiser agitar e curtir um tempo de dança folclórica, pode ir durante o Carnaval, é uma experiência agradável com blocos de desfiles formados por estudantes; e a “Festa do Doze” em outubro, com ruas animadas dia e noite.

A cidade ainda está em movimento na Páscoa, quando acontecem procissões e as ruas se tornam tapetes de flores e serragem. O mês de julho também está lotado devido ao Festival de Inverno, com programação completa de shows, apresentações de teatro e circo, exposições e oficinas de arte.

 

COMO CHEGAR

Os viajantes que chegam de avião têm a opção de voar para o aeroporto de Pampulha, em Belo Horizonte, ou para o Aeroporto Internacional Confins, a 145 km de Ouro Preto. Para chegar a Ouro Preto saindo do Aeroporto da Pampulha, a distância é cerca de 40 km menor que a de Confins, mas o número de vôos é mais limitado, mais focado em vôos regionais e aeronaves menores. Chegando ao aeroporto de Confins, você pode voar com Gol, Tam, Azul e Trip, entre outros, vindos de São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades do Brasil.

De ônibus

Há uma empresa de ônibus principal que circula entre Belo Horizonte e Ouro Preto chamada Pássaro verde. Você terá que pegar o ônibus na rodoviária de Belo Horizonte, é um dos poucos edifícios públicos tombados como Patrimônio Municipal no Brasil. Mais de 35.500 m² de área administrada pela cidade de Belo Horizonte com a Coordenação Municipal de Gestão Regional, que assumiu esse cargo desde 2003.

 

VÍDEO DE OURO PRETO

Explore o local

Onde se encontra esse lugar?